terça-feira, 22 de junho de 2010

Acervo do Arquivo Histórico Municipal Professor Altair José Savassi

1. Fundo do Poder Judiciário: aproximadamente 13 mil documentos da primeira e da segunda vara cível (inventários, testametnos, ações cíveis, processos criminais, sesmarias, tutelas, livros de compra e venda de escravos etc) datados de 1746 a 1940.
2. Fundo do Manicômio Judiciário Jorge Vaz: 276 livros (registros de pacientes, ocorrências etc).
3. Acervo do Prof. Altair José Savassi (844 títulos de jornais locais, de fins do século XIX e de todo o século XX, parcialmente disponível.
4. Acervo do Jornal de Sábado.
5. Acervo parcial da Prefeitura Municipal de Baarbacena e da Câmara Municipal de Barbacena, aguardando tratamento.
6. Acervo da Sericícola de Barbacena, aguardando tratamento.
7. coleção de setenta mapas elaborados pela Comissão Geográfica e Geológica de Minas Gerais.
8. Acervo bibliográfico:
- Acervo do Núcleo Bibliográfico de Barbacena, sob a responsabilidade do AHMPAS;
- acervo de livros de história local, de Minas Gerais e obras historiográficas clássicas reunidas pelo Prof. Altair José Savassi.

Este acervo representa parte importante do valioso conjunto documental existente em Barbacena. Sua preservação, divulgação e acesso são ações fundamentais no sentido de resgatar a memória e a história da região.
Postado por Edna Maria Resende

Um comentário:

  1. Boa tarde, estou fazendo uma pesquisa sobre antepassados de minha esposa e consegui uma informação que foi obtida através de vocês. Só que eu estou precisando aprofundar esta pesquisa.
    Gostaria de obter mais informações sobre:
    Inventário de José Joaquim Ferreira como 1ª parte e de Hermenegildo José do Nascimento como 2ª parte: Fundo PJ, Gripo 1SVC, série IN, caixa 53, Ordem 2. Livramento, 1854.
    O que eu preciso é a continuidade deste inventário na parte de Maria José do Nascimento. O que aconteceu com ela, pois, na época, era menor de idade. Gostaria de saber se ele se casou e se deixou herdeiros. Agradeço antecipadamente. Aguardo contato.

    ResponderExcluir